ALWAYSON – #TIP 8 (“TOPOLOGIA – ON-PREMISES ALWAYS ON AVAILABILITY GROUPS PARA MICROSOFT AZURE”)

A topologia que iremos abordar hoje será entre On-Premises Always On Availability Groups para o Microsoft Azure.

Na figura abaixo podemos visualizar duas réplicas em uma topologia stand-alone to stand-alone AG on-premises e uma terceira réplica no Microsoft Azure, fazendo dessa solução uma solução de high availability e disaster recovery de TI híbrida.

Quando o SQL Server 2014 foi lancado a Microsoft adicionou o suporte a nuvem híbrida para AlwaysOn AGs, permitindo criar réplicas AlwaysOn AG no Azure. O SQL Server Always On AG permite que você crie asynchronous secondary replicas no Azure – basicamente permitindo que o Azure funcione como um site de disaster recovery de nuvem híbrida de baixo custo.

Você pode usar o “Add Azure Replica Wizard” do SQL Server Management Studio para estender a solução de on-premises Always On Availability Group para incluir Azure replicas.

on-premise-network

                                Fonte: Pro SQL Server AlwaysOn Availability Group [1]

Existem vários benefícios com a utilização da solução híbrida, por exemplo, não será necessário (na maioria dos casos) a necessidade de manter um site de DR (disaster recovery) eliminando assim os custos com hardware, manutenção e custos operacionais do site de DR; A réplica secundária do Microsoft Azure estará protegida contra problemas que afetam seu datacenter local; Além disso, não há cobrança pelo tráfego de rede nas VMs do Microsoft Azure, ou seja, o tráfego de sincronização entre a on-premises primary replica e a Microsoft Azure replica será gratuito.

**On-premises significa que uma empresa mantém seu ambiente de TI in loco (no local onde a empresa e sediada ou em algum outro local pertencente a empresa e que la esta contido o parque tecnologico). A empresa é responsável pela manutenção, suporte, backup e o disater recovery.

Continua…

[..]

Referência:

[1] Parui, U.; Sanil, V. Pro SQL Server Always On Availability Groups: Apress

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s