Microsoft Teched 2011! Eu fui o/

Olá Pessoal!!

O meu objetivo hoje é falar um pouco sobre a minha primeira experiência no TechEd-BR. Antes de mais nada para quem não conhece o TechEd é o evento técnico anual da Microsoft e ocorre em várias partes do mundo e possui foco em novas tecnologias e cenários avançados, esse ano ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro de 2011 em São Paulo.

Bom foi o meu primeiro TechEd e a minha primeira visita a cidade que sediou o evento ou seja tudo novidade. Minha primeira opinião vai para organização, simplesmente impecável! Não tinha muitas filas, salvo as vezes que precisávamos subir para as salas, mas nada que demorasse muito além do mais havia a opção de ir pelas escadas, vários banheiros, almoço bem organizado, pessoal sempre disposto a informar a localização das salas.. Enfim tudo funcionou direitinho. A única reclamação que eu ouvi foram das cadeiras que eram muito próximas uma das outras nas salas e na General Session, para mim não foi incômodo(já que que não sou muito grande), mas para a maioria dos meninos não foi algo muito legal.

A General Session foi uma surpresa atrás da outra! Esse ano teve como tema o filme TRON e ficou bem legal(na minha opinião). Tinha um público de mais de 2.000 pessoas presentes e quase 35.000 online em toda a América Latina. A abertura foi com Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil o mesmo falou do Xbox que começou a ser produzido no Brasil com um preço mais competitivo (havia um local para jogar xbox nas horas vagas o/), windows phone  dentre outras coisas. Teve também a apresentação do SQL Server Codinome “Denali”, System Center Service Manager, lançamento do Internet Explorer 9, Service Pack 1 do Windows 7/Windows Server 2008 R2, etc.

O evento foi dividido em trilhas técnicas para  facilitar o agrupamento de temas das palestras e também para ajudar aos participantes a decidir qual palestra queria assistir. O meu foco foi SQL Server (BI – Business Intelligence, DBP – Plataforma de Base de Dados) porém assisti algumas de suporte na parte de Failover Cluster e uma sobre o que é um MVP, MSP e um Influenciador Microsoft com Fabio Hara(@fabiohara), Carla Silva e JP Clementi(@jpclementi).

Em relação ao conhecimento técnico adquirido eu diria que o evento atendeu as minhas expectativas apesar de ter tido algumas sessões em que deixou a desejar não pela parte técnica, mas pelo próprio palestrante não conseguir prender a atenção de quem tava assistindo. Na realidade faltou um pouco de dinamismo, porém apesar disso houve palestras que simplesmente foram EXCELENTESSS!! O que compensou qualquer “falta de dinamismo” =) …..Posso citar de cara as sessões do Fabiano Amorim(@mcflyamorim), Luciano Moreira(@luticm), Diego Nogare(@DiegoNogare), Thiago Zavaschi(@zavaschi) e Fabricio Catae(@fcatae)..foram fantásticas!

Outro ponto que acho de extrema importância se não for o mais importante fica bem próximo é o Networking… Tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas que só falava pelo Twitter como @SQLBoy, @magalhaesv,  @Fabriciodba, @Dre_Martins, @MarcelaMPeres, @T_Cardoso, @nandocarmo e etc …

Também tive a oportunidade de conhecer os MSP’s de todo o país, a gerente do programa MSP do Brasil, a Carla Silva, que só tenho a agradecer a ela e a Microsoft pela oportunidade de participar de um evento alto nível!! .

Espero voltar no próximo ano para o evento. Levarei muitas novidades para empresa que trabalho (inclusive agradeço ao meu gestor @fabiorlima por ter me liberado) e para a comunidade aqui do Ceará.

Logo abaixo coloquei a foto do time de MSP’s que estavam presentes no #TechEd.

Não poderia deixar de falar do #PZGeeK4 que é um evento organizado com o intuito de realizar network com as pessoas independente da comunidade que participam. O desse ano foi na Cervejaria Munique no Shopping Center Norte. Segue uma das fotos do #PZGeek4.

Resumindo tudo que falei até agora o evento vale a pena ir, mas é necessário definir os interesses para chegar lá e não achar uma coisa sendo outra. Recomendo dar uma leitura no blog do Vladimir(@magalhaesv) onde ele faz uma explicação bem crítica a respeito dessas definições de interesses.

É isso aí pessoal, até o próximo post!

Deixe um comentário

