Criando um Website no Visual Studio para ver um relatório no Report Server.

Olá Pessoal!!
Dia bom para mais um post no blog. O assunto abordado hoje é bem simples, vou ensinar como criar um website para visualização de um relatório criado no Report Server. Antes de começarmos a por a mão na massa o relatório já deve estar criado, pois o objetivo é apenas demonstrar como podemos ver um relatório no Visual Studio.  Então mãos a obra =).

1.    Vamos primeiro inicializar o Visual Studio 2010(a versão que eu estou utilizando é a Professional).

2.    Clique em File\New\Website. Veja Figura 1.

Figura 1

3.    Na tela “New WebSite” do lado esquerdo existe uma guia chamada “Installed Templates”. Selecione Visual C#. Veja Figura 2. Perceba que ao fazer isso aparecem  a lista de templates que podem ser escolhidos. Selecione o Framework 4(.Net Framework 4) e escolha a opção “ASP .NET Empty Web Site”. Perceba que logo abaixo tem uma opção chamada Web Location esse é o local onde será salvo o nosso website( caso queira pode alterar o nome do projeto essa é a hora!).

Figura 2

4.    O Visual Studio irá carregar as opções que selecionamos, após essa conclusão. Visualize no seu lado direito a Solution Explore. Clique com o botão direito no local onde encontra-se nosso website(C:\Fontes\WebSite1), selecione a opção Add New Item. Veja Figura 3.

Figura 3

5.    Na guia Add New Item selecione Web Form e clique no botão Add. Veja Figura 4.

Figura 4

6.    Depois disse na Toolbox procure por nos controles por  AJAX Extensions. Selecione o ScriptManager   e arraste para o web form. Podemos dizer que é o um dos controles mais importantes, é ele que habilita as funcionalidades do AJAX na página. Deve existir apenas um em cada web form. Veja Figura 5.

Figura 5

7.    Ainda na Toolbox encontre o controle Reporting. Selecione o ReportViewer e arraste para página. Veja Figura 6.

Figura 6

8.    Na caixa de propriedades do ReportViewer encontre a opção SizeToReportContent e mude o valor para TRUE. Estamos alterando essa propriedade para adequar o tamanho do controle com o tamanho do browser.Veja Figura 7.

Figura 7

9.    Finalmente vamos configurar o relatório criado no Report Service(lembrando que o mesmo já deve estar pronto). Selecione ReportViewer Tasks. Veja Figura 8.

Figura 8

10.    Em Choose Report selecione <Server Report>. Na opção Report Server URL (coloque a url que está o seu servidor de relatórios) no nosso caso esta assim: http://Servidor/ReportServer e por fim Report Path (coloque o caminho que está o seu relatório): /Website/Website. Veja Figura 9.

Figura 9

11.    Clique em F5. E veja como ficou o nosso relatório. Veja Figura 10.

Figura 10

Pessoal, por hoje é isso espero que vocês tenham gostado desse post. Caso não saibam como criar um relatório no Report Server recomendo que leiam o post do Diego Nogare  “Reporting Services no SQL Server 2008 R2 – Criando seu primeiro relatório”.

Anúncios

Um comentário em “Criando um Website no Visual Studio para ver um relatório no Report Server.

  1. Cara Bibas, não sabia que tu tinha blog! Mto legal mesmo, parabéns! =)

    Add aqui nos favorites! Pena que não tem o botão Seguir, hehe

    Quando tiver um tempinho, sei que não é fã de Java, mas dá uma passadinha tbm: diogosouza.com.br

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s